segunda-feira, 7 de fevereiro de 2011

Ametista: A essência do raio violeta





A ametista é uma das pedras preciosas mais antigas que se conhece. Composta de hidrosilicato de magnésio, sua cor violeta se deve a presença de óxido de ferro e ela varia desde o violeta claro, passando por todas as gamas da cor até o violeta escuro, quase negro. Na Idade Média, devido a sua raridade, seu peso equivalia ao ouro.

No uso pessoal, a ametista possui efeitos terapêuticos tanto no corpo como na alma, nos ajudando na busca de talentos internos e ampliando a compreensão espiritual. O poder alquímico da ametista, protege de ataques psíquicos, transmuta energias negativas e densas, limpando todo o campo áurico.

Suas intensas vibrações são capazes e nos conduzir ao sono harmonioso, evitando pesadelos. Também é muito benéfica para insônia se colocarmos uma drusa próxima a cama ou cristais de ametista para segurarmos na mão ou deixarmos debaixo do travesseiro.

Uma drusa colocada dentro de casa afasta medos, brigas domésticas e favorece o crescimento das plantas. Num nível mais profundo ela auxilia na cura e dissolução de karmas familiares.

Em meditação, é a pedra de excelência dado que reflete raios violáceos e relaciona-se com as glândulas pineal e pituitária e o chakra coronário. Proporciona um desenvolvimento equilibrado da espiritualidade, consciência, visualização criativa e das capacidades psíquicas. Em estado meditativo traz o encontro com o Eu Interno, favorecendo a compreensão profunda, a auto-compreensão, a captação, eliminação e cura dos bloqueios mais profundos.

Associada a humildade, confere a quem a usa uma visão mais objetiva, uma compreensão profunda do Eu e dos elevados caminhos da sabedoria, na busca da verdade sem prejuízos e preconceitos.

No emocional, pode ser chamada de Pedra do Sentimento, útil para quem perdeu entes queridos, ou que se encontram numa grave doença, ou quem cuida de pessoas doentes. Ajuda aos que se sentem abandonados e vitimas a superarem suas aflições e recuperar o equilíbrio interno. Em momentos de estresse ela traz alivio, paz e calma. Dissolve a ira, a raiva, o medo e a ansiedade.

No físico ela é útil no abandono de vícios, principalmente alcoolismo. (Para quem tem este problema com alguém próximo coloque a fotografia da pessoa numa drusa de ametista). Também auxilia no tratamento de doenças de pele, pulmões, sistema endócrino, sistema imunitário, sistema digestivo, espasmos, dores de cabeça e dores em geral, tensões físicas e emocionais, desequilíbrios hormonais, traumas, depressão, indecisão, bloqueios criativos, insônia e pesadelos.

As propriedades da ametista são inúmeras, se envolva em seu raio violeta, através do uso em elixires, mandalas, drusas, cristais e jóias pessoais.

Sandra Mara Mendes

Nenhum comentário: