quinta-feira, 26 de abril de 2007

A Nova Consciência Humana




" Nada podes ensinar a um homem.
Podes somente ajudá-lo a
descobrir as coisas dentro de si mesmo."


Galileu Galilei





Quem é este novo homem que está surgindo? Uma nova consciência permeia o universo e está sendo plasmada na realidade numa dança lenta, porém constante e ascendente, com novas formas de pensar, de agir, de sonhar, de amar e conceber. O cerne que norteia este novo homem é como pensar em toda a sua civilização e em si mesmo e em como ser cósmico na tridimensionalidade da Terra.

O homem em si deseja e busca um mundo melhor, mais justo, igualitário, pautado em ideais mais elevados. Um mundo de paz, prosperidade e felicidade para todos. Este desejo apenas precisa passar para uma ação mais contundente, e começar a construí-lo. O que acontece é que o homem fica a espera que um sistema político, governos ou instituições façam este trabalho. Não importa se são pequenas ou grandes ações, o importante é que exista um movimento nesta direção.

A verdadeira transformação começa internamente, nos corações de cada um de nós. Se o interior deste novo homem estiver vivo, renovado, desperto, curado das dores de sua alma, este novo mundo começa a tomar forma, e o homem, como agente ativo desta renovação, tem como base os pés no chão e o coração e a alma nas estrelas.

Este homem integrado canalizará todo o seu potencial para seu crescimento e dessa nova consciência no mundo. A ação e o pensamento são planetários, suas preocupações versam sobre ecologia, o ecossistema, a sociedade, o futuro do planeta, o ser em si, o ser em nós.

Ele junta idéias, com pessoas, nos livros, dentro de si mesmo. Alguns o chamam de louco e visionário. Às vezes é discriminado em seu meio, tudo isso por suas visão de transformação, de amor e visão cósmica. Em alguns momentos vive uma profunda solidão, sente fraco, exausto, mas como uma semente que germina em seu intimo ele sabe que seus anseios são reais e que forças cósmicas o amparam.

O despertar da consciência é a chave para a liberdade do homem. Somente imbuído de uma visão cósmica as correntes poderão ser rompidas, assim como emerge a percepção de sua prisão e auto-condenação ao ostracismo.

Nós não estamos sós no Universo. Apenas nos sentimos solitários dentro de nós mesmos. Assim, muitos estão fechados em seu mundo e não conseguem conceber outros mundos e outras vidas, outras dimensões. No claustro do seu microscópico mundo de solidão apenas concebe sua realidade como tudo que existe no universo.

A tolice as vezes toma tais proporções que mesmo quando este ser enclausurado ergue os olhos para o céu e vê a miríade de estrelas, ainda consegue acreditar que seu mundinho é o único entre as estrelas do firmamento.

O desnudamento do ego é um caminho para trilhar novos rumos dentro de si mesmo. Quando deixarmos de ser rótulos egoicos: médicos, físicos, astrônomos, engenheiros, psicólogos, cientistas e passarmos a ser simplesmente homens, retornaremos a nós mesmos, abertos, descondicionados de nossas pseudo ciências e nos revestiremos de nossa alma cósmica.

Bertrand Russel, quando criança, questionava-se profundamente para compreender: "Quem sou?". Qual o significado da minha existência? Ele acreditava que se estudasse muito poderia obter todas essas respostas. Ele cresceu, estudou muito e tomou-se um grande filósofo racionalista, espelho das idéias do sistema. Contudo olhou para si, no final de sua vida, e constatou que aquelas perguntas da infância nem sequer tinham qualquer ponto de luz para sua resolução.

Qual seu questionamento?

San Mendes

Um comentário:

Silvinha disse...

Bom dia encontrei seu blog "ao acaso"

estava procurando artigos sobre a Monja Coen .
Um prazer ler teus posts.
Boa semana
http://tearpiaocupacional.blogspot.com.br/